terça-feira, 27 de março de 2012

Exercícios de Contabilidade Tributária II

Ola leitores e leitoras, tudo bem?
Eu espero que sim.
Bom amigos e amigas, segue abaixo nossa primeira lista de exercícios a respeito da matéria de contabilidade tributária II.
Eu espero que gostem.
Lembrando que qualquer suspeita de má formulação de questão eu peço que vocês postem nos comentários.
Vamos lá!

Exercícios de Contabilidade Tributária II

                                             (Fonte: conmax.com.br)


1- Cite um motivo para a criação do Lucro Presumido.

2- O que é o Lucro Presumido?

3- Qual a faixa de faturamento que uma empresa optante pelo lucro presumido deve respeitar?

4- Cite quatro valores componentes da receita bruta.

5- A respeito do conceito de receita bruta, marque VERDADEIRO ou FALSO.
(    )Para efeitos de tributação por lucro presumido, a receita bruta das vedas e serviços compreende os produtos da venda de bens nas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado auferido nas operações de conta alheia
(    ) Na receita bruta não são incluídas as vendas canceladas.
(    ) Na receita bruta estão incluídos os descontos incondicionais concedidos.
(    ) Na receita bruta não estão incluídos os impostos não cumulativos, ou seja, O IPI, o ICMS(no caso de substituição tributária) e o ISS.

Coffee Break -
Caso uma pessoa jurídica tenha efetuado o pagamento do imposto com base em outro tipo de tributação, arbitrado ou real, naquele ano, a empresa não mais poderá optar pelo regime de lucro presumido neste mesmo ano calendário.

Atenção amigos, cuidado para não se confundir, como eu me confundi, a empresa só estará registrada como lucro presumido e não mais poderá recolher os impostos com base em outra forma de tributação, após o pagamento da primeira ou única quota do imposto devido correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano calendário.
Ou seja, se a pessoa quiser optar pelo lucro presumido, mas não pagou a primeira ou a quota única do imposto devido, mas recolheu como outro tipo de tributação, por exemplo, lucro real, aquela pessoa não poderá no ano-calendário em questão, tributar pelo lucro presumido.
Porém, se a pessoa for optante do Simples Nacional por exemplo, já for registrada, e a partir de um mês ela começar a tributar por um outro tipo de modalidade, por exemplo, com base no lucro presumido, aquela pessoa jurídica, deverá recolher todos os meses recolhidos com base no lucro presumido, acrescidos de juros e multa com base no Simples Nacional. Porém somente se a empresa já estiver com o seu modelo de tributação registrado.

6- Cite dois valores não incluídos na base de cálculo do lucro presumido.

7- Porque o resultado positivo de equivalência patrimonial não sofre tributação?

8- A pessoa jurídica que optar pela tributação com base no lucro presumido, em regra, apura a base de cálculo dos tributos pelo regime de competência, sendo impossível optar pelo regime de caixa.
A afirmativa acima é verdadeira ou falsa? Justifique.

                                                     (Fonte: achetudoeregiao.com.br)

Bom pessoal, é isso.
Espero que tenham gostado da lista de exercícios.
O gabarito da mesma será divulgado na sexta-feira(Dia 30/03).
Ah sim, nessa lista apresentei uma nova ideia minha, o Coffee Break.
O que é isso?
O Coffee Break será algum assunto importante que eu colocarei no meio dos exercícios para vocês lerem e comentarem se quiserem. A princípio, todas as listas de exercícios(Exceto a Revisão Semanal) conterá um Coffee Break.
Uma boa noite a todos.
Bons Estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário